A Câmara de Vereadores de Pomerode outrora reconhecida como pioneira em atitudes visando a economia da verba que lhe cabe, está prestes a tornar-se mais uma das inúmeras que usam e abusam dessa verba.
Entre boatos e semiverdades, há uma intenção de adquirir laptops, automóvel, assessores, contas de celular, enfim, aquelas facilidades que tantos vereadores usufruem em algumas cidades.
O assunto é obviamente polêmico e deve ser amplamente discutido pela comunidade sob o risco de se transformar em mais um caso sem solução posterior. Depois de aberta a torneira, via legislação própria, ou seja, os próprios vereadores legislam sobre seus salários e outras mordomias, será mais difícil voltar atrás.
Questionamos o vereador Nelson Fischer (PMDB) sobre o assunto:
“Quando o cidadão se candidata a uma vaga a vereador, já sabe, de antemão, que precisará atuar diretamente e pessoalmente, para fazer jus à remuneração estabelecida, sabendo ainda que não disporá de assessores pagos com dinheiro público”.
A Mesa Diretora da Câmara de vereadores poderá ficar na história de Pomerode pelos autobenefícios que a mesma pretende adotar. O que sabemos é que adquirir um veículo para o uso da Câmara, assessores para os vereadores, assessor de imprensa, celulares e laptops, entre outras coisinhas mais. Este assunto não está sendo tratado de forma transparente com todos os vereadores.
Nossa Câmara é um exemplo pela sua estrutura enxuta e compatível, sem nenhum tipo de mordomia, que a sociedade tanto critica.
Muitas vezes ouvimos dizer que os políticos são todos iguais, o que não é verdade. Ainda existem políticos sérios e honestos que não usam a política para usufruírem de mordomias, mas para isto temos que dar o exemplo com ações.
Assim sendo, espero sinceramente que esta Casa continue sendo exemplo de austeridade no custeio de suas atividades, mantendo sua estrutura atual, que, diga-se ainda, está sustentada em toda a moderna tecnologia de informática e comunicação e que não venha a imitar o que não deve ser imitado, mas sim combatido, sempre consciente de que o dinheiro do contribuinte deve ser usado em benefício da coletividade, a quem devemos servir.”.
O que diz a vereadora Letícia Tribess Volkmann (PT).
“Eu também só soube destas informações por boatos e tenho o entendimento de que essas são atribuições e competências da mesa diretora, a quem compete a administração da Câmara. Se pretendem comprar bens e equipamentos ou contratar pessoal por entenderem ser necessários devem responder por isto. Cabe ao Presidente e aos seus pares da mesa se pronunciarem sobre a matéria até porque tratam-se de boatos e até agora não vi nada oficial, até porque tal documento nem passaria por mim, já que não faço parte da mesa diretora. Então, na condição de vereadora vou trabalhar com a estrutura que tiver e for oferecida para sempre atender bem e melhor a população.”
O Presidente da Câmara, Claus Krahn (PSDB), informa:
“Quero apenas ressaltar que não podemos criar notícias em cima de boatos, tudo que vai ser feito de diferente na Câmara de vereadores será somente para cada vez melhor atender e solucionar os problemas da comunidade, pois os pedidos são cada vez mais, por parte da comunidade então o que posso adiantar que está previsto fazermos uma reforma administrativa na Câmara, queremos ser independentes, pois somos um poder e temos este direito, mas no momento esta em estudo, quando tiver atos concretos os mesmos deverão ir ao plenário, sabemos que a prefeitura também vai fazer uma reforma administrativa, o que acontece geralmente em cada legislatura, ainda posso lhe adiantar que a informática será melhorada e a parte da telefonia também será mudada, para podermos cada vez melhorar a comunicação entre vereadores e comunidade, então que será melhorado e mudado não é somente iniciativa do presidente e sim pedido de vários vereadores, sempre quando se faz uma mudança gera despesas, mas nada fora da realidade, pois sabemos sempre que lidamos com dinheiro público, nenhum momento visamos algo ou interesse próprio e sim fazemos algo que possamos cada vez atender e melhorar o atendimento a comunidade onde somos cobrados diariamente.”
Texto: Heike Weege Ilustração: Eduardo Simch
http://www.guiapomerode.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário